19/10/2010 - Liana disse...
A outra questão com os dados incorretos:
Física - Acústica - Afinação de Piano
a) Mostre, diferenciando a expressão para a velocidade de propagação de ondas numa corda, que a variação percentual da velocidade dv/v produzida por uma variação percentual dT/T da tensão na corda é dada por dv/v = dT/2T.
b) Um afinador de pianos faz soar a nota lá de um diapasão, de freqüência f = 440 Hz, para compará-la com a correspondente nota lá da escala média do piano. Com ambas as notas soando simultaneamente, ele ouve batimentos cuja intensidade máxima se repete a intervalos de 0,5 s. que ajuste percentual ele deve fazer na tensão da corda do piano para afiná-la?
c) Pesquise para obter dados realistas sobre as cordas de piano para determinar o comprimento desta corda.
30/11/2010 - D.A. RESOLVE
Liana, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata de acústica e envolve conhecimento de derivadas de uma função, velocidade de uma onda em uma corda tensionada e frequência de batimento.
O primeiro passo é identificar a relação da velocidade de uma onda em função da tensão da corda por onde ela trafega. Feito isso, deriva-se a função velocidade e estabelece-se as comparações, vê-se:
Agora que se comprovou a relação, o segundo passo é calcular o ajuste percentual que o afinador deve fazer na corda do piano para que o mesmo acompanhe a frequência do diapasão. Vê-se:
Admite-se a velocidade da onda na corda do piano como sendo ajustada a 440 Hz e o percentual de velocidade ajustado para atingir a frequência 440 Hz como sendo 4 Hz. Tem-se:
O ajuste que o afinador deve fazer na tensão da corda do piano, para que o mesmo atinja a frequência do diapasão é de 1,8 %.
A pesquisa relacionada ao item c é de sua inteira responsabilidade.
Liana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outr
a dúvida
Nenhum comentário:
Postar um comentário